Badminton

ASPECTOS TÉCNICOS
O Badminton é um jogo desportivo de raquetas praticado individualmente (singulares senhoras ou singulares homens) ou a pares (senhoras, homens e mistos).
OBJECTIVO DO JOGO
Fazer o volante tocar no campo adversário, fazendo-o passar por cima da rede, respeitando as regras e evitando que o mesmo caia no próprio campo.
MATERIAL UTILIZADO

Raqueta (cabeça, cabo e pega) e volante.
COMO JOGAR
– O volante deve ser jogado usando a raquete;
– Um jogador não pode tocar mais do que uma vez no volante, devendo devolvê-lo directamente para o campo adversário;
– Não é permitido tocar na rede;
– Não é permitido invadir o campo adversário;
Um encontro de Badminton é constituído por SETS que se disputam até uma das equipas atingir 21 pontos. Para que o SET termine é preciso que uma das equipas tenha uma vantagem de dois pontos. (Exº 23-21).
Para se sagrar vencedor o jogador ou o par deverá vencer 3 Sets.
O CAMPO

PRINCIPAIS GESTOS TÉCNICOS

Pega da Raqueta e Posição Base

Quando falamos de gestos técnicos no Badminton temos que ter em conta, não só o local onde a raquete contacta com o volante mas também a trajectória do volante depois desse contacto.
Assim, temos:
BATIMENTOS ALTOS, ACIMA DA CABEÇA
Clear – Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente “em balão”
Smash ou Remate – Batimento ofensivo; o volante apresenta uma trajectória descendente “picada”

Amorti Alto –Batimento ofensivo; o volante é amortecido apresentando uma trajectória descendente e caindo, no campo adversário, junto à rede.
BATIMENTOS ABAIXO DA LINHA DE CINTURA
Serviço – Pode ser curto ou comprido, dependendo da zona onde se realiza, e o volante deve ser dirigido para a área de serviço do adversário, diagonal à zona donde é executado.
Lob – Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente.
Amorti Baixo – Muito semelhante ao Lob e, apesar da trajectória do volante ser ascendente, apresenta as mesmas características que o Amorti Alto, o que faz com que o volante caia no campo adversário, junto à rede.
REGULAMENTO

Início e recomeço do jogo: Antes do início do jogo, o árbitro realiza o sorteio entre os adversários. O vencedor pode escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipa que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo.

Jogadores: O jogo é disputado por um jogador de cada lado, no caso de singulares, e por dois jogadores de cada lado, no caso de pares.

Duração e interrupções de jogo: O jogo de Badminton não tem duração previamente definida. Quando um dos lados chegar a 11 pontos haverá um intervalo de 60 segundos. Entre jogos é permitido é permitido um intervalo de 120 segundos.

Pontuação: Um jogo é disputado à melhor de 3 sets de 21 pontos, com pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20 o set será ganho pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos. Se a pontuação for de 29-29, o set será ganho pelo jogador ou par que ganhar o ponto seguinte.

Num serviço correcto:

  • Nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do ser­viço; tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas-limite. Uma parte de ambos os pés do servidor e recebedor deve permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado:
  • A raqueta do servidor deverá contactar, inicialmente, a base do volante enquanto toda a cabeça da raqueta estiver posicionada abaixo do nível da cintura do servidor.
  • Assim que os jogadores tomam as suas posições, o primeiro movimento, de trás para diante, executado pela cabeça da raqueta do servidor é con­siderado o início do serviço.

Singulares:

  • Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado direito, sempre que a pontuação do servidor seja par nesse jogo.
  • Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado esquerdo, sempre que o servidor tenha marcado um número ímpar de pontos nesse jogo.
  • ” O volante é batido, alternadamente, pelo servidor e pelo recebedor, até ser cometida uma “falta” ou até que o volante deixe de estar em jogo.
  • Se o recebedor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor marca um ponto. Então, o servidor volta a servir da sua outra área de serviço.
  • Se o servidor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor perde o direito de continuar a servir e o receptor passa a ser­vidor.

Erros na área de serviço:

Um erro na área de serviço é feito quando um jogador:

  • Serve fora da sua vez;
  • Serve da área de serviço errada;
  • Se posiciona na área de serviço errada, estando preparado para receber o
    serviço e este já tenha sido executado.

Algumas faltas:

É falta se:

  • Um serviço não for correcto;
  • O servidor, na tentativa de servir, falhar o volante;
  • No serviço, depois de passar por cima da rede, o volante ficar preso na
    rede ou em cima dela;
  • O volante, quando em jogo:

–        Cair fora das linhas-limite do campo;

–        Passar através ou sob a rede;

–        Não conseguir passar sobre a rede para o campo adversário;

–        Tocar o tecto ou as paredes laterais;

–        Tocar o corpo ou o vestuário de um dos jogadores;

–        Tocar qualquer objecto ou pessoa fora da área de jogo;

  • Um jogador, quando o volante está em jogo:

–        Tocar na rede com a raqueta, o corpo ou o equipamento;

–        Invadir o campo do adversário com a raqueta ou o corpo (excepto quando o jogador segue o volante por cima da rede com a raqueta, na sequência de um batimento);

–        Impedir o adversário de executar um batimento legal;

–        Bater duas vezes consecutivas no volante.

Sites de interesse

Federação Portuguesa de Badminton

Federação Internacional de Badminton

Associação Académica de Espinho

Responses

  1. […] O seu dia mais activo do ano foi 1 de Dezembro com 198 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Badminton. […]

  2. muito bom vai me ajudar a estudar para o teste de amanha ..:-)

  3. Erro na publicação: se o servidor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor perde o direito de continuar a servir e o ‘recebedor’ passa a servidor.

    Recebedor está errado.
    A palavra correta é receptor.

    Mesmo assim está muito bom.

  4. amei

  5. que ***** de site

  6. está muito bom consigue tirar no teste muito bom graças a esta página

  7. ta fixe (vai dar uma ajudaça para o trb escrito de educação fisica 😀 )

  8. Tenho a certeza que vou tirar nota positiva no teste de amanhã

  9. Agora vou tirar nota positiva também

  10. adorei ,sempre que me aparecer um trabalho de física eu vou aqui procurar


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