História

Historia e Evolução da Modalidade

 

Desde a pré história que a humanidade praticou jogos de bola (Costa e Costa, 2003). Pais e Romão (2003), afirmam mesmo que a origem do futebol, é das mais remotas, e que são vários os locais e as épocas onde aparecem os jogos com bola.

Os retratos mais antigos do futebol mostram-nos que se tratava de um jogo extremamente violento, em que era permitido jogar com os pés e com as mãos, pontapear, rasteirar, ocorrendo, por vezes, casos de morte (Pais e Romão, 2003).

“Na Grâ-Bretanha, 1060 a 1510, o jogo da bola (la soule) provocava muitos acidentes, com disputas sangrentas, com graves consequências, originando guerras entre povoações” (Costa, 1998). Outra das características dos jogos da antiguidade, nomeadamente os jogos com bola, era que nunca terminavam empatados, podendo demorar mais que um dia, e às vezes até semanas (Peredo, 1992).

As partidas referenciadas anteriormente intitulavam-se “hurling over country”, opunham dois povoados, e vencia aquele que conseguisse entrar com a bola no edifício central do outro povoado.

Também existem marcas históricas do futebol, referentes ao século XV e XVI, em Itália, nomeadamente em Florença. De acordo com Costa (2002), o jogo denomina-se de “calcio”, realizava-se na Praça de Santa Cross entre 6 de Janeiro e até ao final do Carnaval. Para o mesmo autor, o campo de jogo media 50 x 100 metros, iniciando-se o jogo com a bola e jogadores (27 por equipa) de ambas equipas no centro do terreno. Dos 27 jogadores, 7 tinham a missão defensiva, 4 posicionavam-se na frente, 3 na baliza, 5 lançadores e 15 corredores. Costa e Costa (2003), acrescentam que a vigilância do jogo era feita por 6 a 10 árbitros, e a bola podia ser agarrada com as mãos, mas somente impelida com os pés.

Contudo, foi na Inglaterra que o futebol moderno nasceu, tendo contribuído preponderantemente para isso, algumas regras que ao longo dos tempos foram sido introduzidas no “la soule”.

De destacar a limitação do terreno de jogo (100 x 30m), dois postes a fazer de baliza, e o inicio da utilização da bola de couro (Peredo, 1992 e Costa, 1998).

Para Peredo (1992), por volta de 1760, o jogo começou a chamar-se “hurling over goals”.

Contudo Costa e Costa (2003), realçam o facto de tal jogo, ainda ter sido condenado por alguns colégios, devido a violência que o mesmo contemplava, em virtude de se continuar a poder jogar com os pés e mãos.

Figura 1. Futebol do séc. XIX

Para Costa (1998), o drible foi introduzido em 1800, denominando-se assim o jogo de “Dribling game”. O mesmo autor salienta o facto de este jogo ter sido praticado em alguns colégios Ingleses (Eton, Oxford e Cambridge), com algumas alterações às regras, sendo de destacar a proibição do uso das mãos, e tendo assim este jogo dado origem ao “football”, muito similar ao futebol que ainda hoje é praticado.

Em 1846 surgiram as primeiras leis de jogo, tentando uniformizar as partidas realizadas, sendo de destacar a introdução de duas equipas de 11 jogadores, que ainda hoje se mantém (Costa, 2002).

Surgiram então novos regulamentos, e com a criação da “Football Association” em 1863, ficaram criadas as condições para que o Futebol desenvolve-se um rápido e fulgurante crescimento (Costa e Costa, 2003)

“Em 1908, em Londres, o futebol foi incluído no calendário Olímpico, e desde então é a modalidade mais praticada em todo o Mundo” (Peredo, 1992 e Pais e Romão, 2003).

Outros marcos a destacar, são o nascimento do primeiro clube de futebol em 1855, o primeiro jogo internacional em 1871 (Inglaterra versus Escócia), o nascimento da FIFA em 1904, o primeiro campeonato Mundial de Futebol em 1930, no Uruguai, e a adopção definitiva das 17 leis de jogo, em 1939.


 

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 77 outros seguidores

%d bloggers like this: