Badminton

ASPECTOS TÉCNICOS
O Badminton é um jogo desportivo de raquetas praticado individualmente (singulares senhoras ou singulares homens) ou a pares (senhoras, homens e mistos).
OBJECTIVO DO JOGO
Fazer o volante tocar no campo adversário, fazendo-o passar por cima da rede, respeitando as regras e evitando que o mesmo caia no próprio campo.
MATERIAL UTILIZADO

Raqueta (cabeça, cabo e pega) e volante.
COMO JOGAR
- O volante deve ser jogado usando a raquete;
– Um jogador não pode tocar mais do que uma vez no volante, devendo devolvê-lo directamente para o campo adversário;
– Não é permitido tocar na rede;
– Não é permitido invadir o campo adversário;
Um encontro de Badminton é constituído por SETS que se disputam até uma das equipas atingir 21 pontos. Para que o SET termine é preciso que uma das equipas tenha uma vantagem de dois pontos. (Exº 23-21).
Para se sagrar vencedor o jogador ou o par deverá vencer 3 Sets.
O CAMPO

PRINCIPAIS GESTOS TÉCNICOS

Pega da Raqueta e Posição Base

Quando falamos de gestos técnicos no Badminton temos que ter em conta, não só o local onde a raquete contacta com o volante mas também a trajectória do volante depois desse contacto.
Assim, temos:
BATIMENTOS ALTOS, ACIMA DA CABEÇA
Clear – Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente “em balão”
Smash ou Remate - Batimento ofensivo; o volante apresenta uma trajectória descendente “picada”

Amorti Alto -Batimento ofensivo; o volante é amortecido apresentando uma trajectória descendente e caindo, no campo adversário, junto à rede.
BATIMENTOS ABAIXO DA LINHA DE CINTURA
Serviço - Pode ser curto ou comprido, dependendo da zona onde se realiza, e o volante deve ser dirigido para a área de serviço do adversário, diagonal à zona donde é executado.
Lob - Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente.
Amorti Baixo - Muito semelhante ao Lob e, apesar da trajectória do volante ser ascendente, apresenta as mesmas características que o Amorti Alto, o que faz com que o volante caia no campo adversário, junto à rede.
REGULAMENTO

Início e recomeço do jogo: Antes do início do jogo, o árbitro realiza o sorteio entre os adversários. O vencedor pode escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipa que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo.

Jogadores: O jogo é disputado por um jogador de cada lado, no caso de singulares, e por dois jogadores de cada lado, no caso de pares.

Duração e interrupções de jogo: O jogo de Badminton não tem duração previamente definida. Quando um dos lados chegar a 11 pontos haverá um intervalo de 60 segundos. Entre jogos é permitido é permitido um intervalo de 120 segundos.

Pontuação: Um jogo é disputado à melhor de 3 sets de 21 pontos, com pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20 o set será ganho pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos. Se a pontuação for de 29-29, o set será ganho pelo jogador ou par que ganhar o ponto seguinte.

Num serviço correcto:

  • Nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do ser­viço; tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas-limite. Uma parte de ambos os pés do servidor e recebedor deve permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado:
  • A raqueta do servidor deverá contactar, inicialmente, a base do volante enquanto toda a cabeça da raqueta estiver posicionada abaixo do nível da cintura do servidor.
  • Assim que os jogadores tomam as suas posições, o primeiro movimento, de trás para diante, executado pela cabeça da raqueta do servidor é con­siderado o início do serviço.

Singulares:

  • Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado direito, sempre que a pontuação do servidor seja par nesse jogo.
  • Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado esquerdo, sempre que o servidor tenha marcado um número ímpar de pontos nesse jogo.
  • ” O volante é batido, alternadamente, pelo servidor e pelo recebedor, até ser cometida uma “falta” ou até que o volante deixe de estar em jogo.
  • Se o recebedor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor marca um ponto. Então, o servidor volta a servir da sua outra área de serviço.
  • Se o servidor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor perde o direito de continuar a servir e o receptor passa a ser­vidor.

Erros na área de serviço:

Um erro na área de serviço é feito quando um jogador:

  • Serve fora da sua vez;
  • Serve da área de serviço errada;
  • Se posiciona na área de serviço errada, estando preparado para receber o
    serviço e este já tenha sido executado.

Algumas faltas:

É falta se:

  • Um serviço não for correcto;
  • O servidor, na tentativa de servir, falhar o volante;
  • No serviço, depois de passar por cima da rede, o volante ficar preso na
    rede ou em cima dela;
  • O volante, quando em jogo:

-        Cair fora das linhas-limite do campo;

-        Passar através ou sob a rede;

-        Não conseguir passar sobre a rede para o campo adversário;

-        Tocar o tecto ou as paredes laterais;

-        Tocar o corpo ou o vestuário de um dos jogadores;

-        Tocar qualquer objecto ou pessoa fora da área de jogo;

  • Um jogador, quando o volante está em jogo:

-        Tocar na rede com a raqueta, o corpo ou o equipamento;

-        Invadir o campo do adversário com a raqueta ou o corpo (excepto quando o jogador segue o volante por cima da rede com a raqueta, na sequência de um batimento);

-        Impedir o adversário de executar um batimento legal;

-        Bater duas vezes consecutivas no volante.

Sites de interesse

Federação Portuguesa de Badminton

Federação Internacional de Badminton

Associação Académica de Espinho

Responses

  1. […] O seu dia mais activo do ano foi 1 de Dezembro com 198 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Badminton. […]

  2. muito bom vai me ajudar a estudar para o teste de amanha ..:-)

  3. Erro na publicação: se o servidor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor perde o direito de continuar a servir e o ‘recebedor’ passa a servidor.

    Recebedor está errado.
    A palavra correta é receptor.

    Mesmo assim está muito bom.

  4. amei

  5. que ***** de site

  6. está muito bom consigue tirar no teste muito bom graças a esta página

  7. ta fixe (vai dar uma ajudaça para o trb escrito de educação fisica :D )


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 76 outros seguidores

%d bloggers like this: